Tenha claro uma coisa: seu site é uma poderosa ferramenta de marketing. Afinal, um site bem mantido pode ajudá-lo a obter uma vantagem competitiva em seu setor e melhorar a imagem da sua empresa.
Ter um site oferece muitos benefícios, como:
- Obter mais leads e prospecção;
- Aumentar as vendas;
- Aprimorar sua marca profissional;
- Melhorar o atendimento ao cliente;
Entre tantos outros!
Mas, surpreendentemente, de acordo com estudos recentes, apenas cerca de 35% a 40% de todas as empresas pequenas e iniciantes têm sites.
E para você nem sequer entrar nessa estatística, abaixo estão algumas vantagens e benefícios de ter um site para o seu negócio.
1. Melhora a eficácia da publicidade
A inserção do seu site em todo o material promocional ajudará você a obter mais exposição e incentivará os visitantes a verificar primeiro o site em busca das informações que estão procurando.
2. É simples de configurar
Muitos iniciantes passam horas tentando criar seu próprio site, porque não querem gastar muito dinheiro.
Contudo, hoje existem diversas opções à disposição das empresas para colocar um site simples no ar. Com o auxílio de construtores de site – e até mesmo opções de “arrasta e solta”, qualquer pessoa consegue ter uma página na internet que não exija o suporte de um programador.
Aqui vale o ditado de que feito é melhor que perfeito.
3. Economize dinheiro com custos de impressão e distribuição
Um site pode funcionar como seu panfleto ou catálogo online que pode ser alterado ou atualizado a qualquer momento. Assim, se você empregar um sistema de gerenciamento de conteúdo (como por exemplo o WordPress), poderá fazer alterações rapidamente e sem nenhum custo.
4. Fácil acesso a novos clientes
Você pode fazer com que seus clientes compartilhe seu produto ou serviço com amigos e parentes usando apenas o link (endereço) do seu site.
5. Fácil de usar e atualizar
Se mantido adequadamente, seu site estará sempre atualizado. Faça frequentemente postagens, edições e exclusões através de qualquer computador conectado à Internet.
Felizmente, não é mais preciso um programador para te ajudar a adicionar um post ou um produto para que sejam encontrados pelos seus clientes.
6. Melhora a produtividade
Um site aumenta a produtividade da sua empresa porque gasta menos tempo explicando os detalhes do produto ou serviço aos clientes. Isso é possível pois todas essas informações estão disponíveis 24 horas por dia na sua página.
7. Um meio para mostrar seu trabalho
Não importa em que tipo de nicho você esteja; um site é uma ótima maneira de mostrar seu trabalho.
Você pode fazer isso através de um portfólio online, galeria de imagens e análises de clientes. E com isso, você pode demonstrar por que sua empresa é única e até mesmo receber feedback sobre ele.
8. Orienta seus clientes para seus objetivos
Seu site pode oferecer consultoria gratuita sobre seus produtos e serviços. Esta informação pode ser entregue de uma maneira bem pensada e consistente a qualquer hora do dia ou da noite.
Além disso, conteúdo gratuito e de qualidade deve ser constantemente compartilhado no seu blog para que a seu reconhecimento aumente cada vez mais.
9. Expande seu mercado
A Internet permite que as empresas superem as barreiras geográficas e se tornem acessíveis de qualquer lugar do mundo por um cliente em potencial que tenha uma conexão com a Internet.
Por isso, vender produtos on-line é mais barato e fácil para você e seus clientes. E ao criar um site, seus negócios podem ser alavancados para conquistar cada vez mais resultados positivos.
10. Interação com seus clientes
Outra forma de crescer seu negócio online é interagindo com seus clientes!
Isso pode ser por meio de atualizações de notícias, bate-papo ao vivo, conversas por email ou comentários em sua página. Dessa forma, você se mostrará disponível para seus clientes e isso provará sua credibilidade.
11. Ajuda a vencer a concorrência
Após o benefício anterior, um site bem comercializado pode ajudar você a ganhar participação de mercado “às custas” da concorrência. Para fazer isso, você precisa de um ótimo site que ofereça aos usuários uma experiência única.
12. É um ótimo canal de marketing
Ao simplesmente ter um site, você pode comercializar seu serviço e alcançar milhares de pessoas. Mantendo-se atualizado com as últimas tendências de marketing digital, você pode vincular sua página com suas redes sociais e aumentar exponencialmente os resultados.
Se você deseja que sua empresa supere todas as barreiras ter um site é o primeiro passo que você deve dar.