Qual a melhor plataforma para criar um site

Por Redação

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualmente, existem muitas empresas oferecendo diferentes oportunidades para criar um site gratuitamente. 

Assim, quase todos os donos de novos negócios começam a criar seus primeiros sites usando hospedagem gratuita. A ideia de criar um site sem gastar um centavo parece atraente, não é? 

Obviamente, inúmeras hospedagens gratuitas oferecem muitas possibilidades diferentes para iniciantes, mas também apresentam muitas desvantagens. Você deve ter sempre em mente que recebe o que se paga, e que neste caso não está se pagando.

Bem, para te ajudar a entender o porquê de uma plataforma de site gratuita não ser ideal para seu negócio, acompanhe o conteúdo do nosso artigo.

1. É praticamente impossível monetizar um site gratuito

Normalmente, as empresas gratuitas de hospedagem não permitem que você coloque seus anúncios ou adicione links externos. Então, se você pretende criar um site para monetizá-lo, esqueça.

Além disso, eles vendem espaços dentro do seu site para anunciantes, ou seja, colocam anúncios (banners) no topo e em outras áreas do seu site.

Para ganhar dinheiro, alguns provedores chegam a vender espaços em seu site de anunciantes de spam ou malware, quando não ao seu próprio concorrente.

Então, sem a sua permissão, eles podem postar links para anunciar remédios falsos, jogos de azar, sites pornográficos, golpes online, etc. E assim, o seu site grátis se tornar um “hospedeiro” de links irrelevantes e que sujam a imagem do seu negócio.

2. Existem muitas limitações

As empresas de hospedagem gratuita geralmente oferecem espaço limitado, por isso é impossível fazer upload de muitas fotos ou vídeos. A limitação acontece também nas sessões internas do seu site.

Adicionalmente, gostaríamos de observar que sites gratuitos geralmente têm limitações bastante rígidas de largura de banda. Isso significa que a qualquer momento, seu site pode ser suspenso porque o número de acessos a ele ultrapassa as restrições.

Por fim, alguns plugins, ferramentas e serviços úteis não estão disponíveis para sites gratuitos.

Poderíamos parar por aqui, com apenas dois tópicos você já deve estar convencido de que ter um site grátis não é a melhor escolha, mas continue lendo que temos alguns outros motivos para lhe apresentar.

3. Design ruim

A maioria dos sites gratuitos possui um número limitado de modelos e você não pode ter seu próprio design. É por isso que sites gratuitos têm a mesma aparência.

E claro que isso pode ser tornar um problema para a sua empresa. Afinal, a identidade visual é essencial para que uma marca seja reconhecida em seu mercado.

4. Nome sem domínio

É bom que os clientes possam reconhecer facilmente sua marca, enquanto acessam seu site. 

Mas, ao usar um serviço gratuito, você não terá seu próprio domínio (nem poderá instalá-lo caso tenha adquirido um), e por fim terá que continuar utilizando um email pessoal (exemplo: [email protected]) para fazer a comunicação com seus clientes.

5. Segurança não confiável

Os termos e condições das empresas de hospedagem gratuita geralmente não são seguras para seu site. Isso significa que eles podem fazer o que quiser com seu endereço de e-mail, informações pessoais e o prórpio endereço do seu site.

Eles também têm direitos para usar seu conteúdo. Se você é um artista ou fotógrafo ou dono de um infoproduto, suas imagens podem se tornar propriedade do provedor. Para evitar isso, leia as letras pequenas para que seus dados pessoais sejam mantidos em segredo.

Por conta da falta de segurança, sites gratuitos podem ser vulneráveis a hackers. E como consequência, pode levar muito tempo para restaurar seus arquivos e dados importantes.

Além de ataques de hackers, seu site também pode sofrer com software malicioso, que pode prejudicar bastante sua reputação.

6. Sites gratuitos não funcionam em smartphones

Os dispositivos móveis já são os mais populares entre os usuários da internet, por isso, vale checar se a empresa que oferece um site grátis possui compatibilidade com os dispositivos móveis.

Infelizmente, sites gratuitos usualmente não são responsivos, ou seja, não se adaptam a tela dos dispositivos móveis.

Considerando que boa parte da população hoje utiliza os smartphones para realizar pesquisas, imagine quantos clientes você pode perder!

7. É impossível alcançar o topo do ranking do Google

Os mecanismos de pesquisa consideram os sites gratuitos como menos importantes e lhes dão menos prioridade. Você não pode otimizar seu site porque não tem acesso ao back-end. Domínios gratuitos podem até ser penalizados se tiverem muitos sites cheios de spam.

Portanto, se você pretende criar um site comercial sério, fuja dos “almoços grátis” que estão a todo momento chamando sua atenção pela internet. Se você é iniciante e não deseja gastar muito, o melhor é começar nas redes sociais.

Se você busca uma empresa especializada no desenvolvimento de sites profissionais, peça agora um orçamento.

E aí, o que achou do artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

Qual a vantagem de se ter um site
Blog

Qual a vantagem de se ter um site?

Já ouviu falar na expressão “Você está dexando dinheiro na mesa”? Então, para quem ainda não tem um site, esse ditado se encaixa perfeitamente. Descubra as vantagens de ter se um site e eleve o nível do seu negócio na internet.

Leia o artigo >
Como Fazer uma Boa Estratégia de Vendas
Blog

Como Fazer uma Boa Estratégia de Vendas

Você pode ter o melhor produto ou serviço para o seu cliente, mas se não tiver uma estratégia de vendas, seus clientes nunca irão comprar de você. Para que isso não aconteça no seu negócio, criamos um passo-a-passo de como fazer uma boa estratégia de vendas.

Leia o artigo >

Junte-se a mais de 2.500 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

© 2020 · Agência MR2 Digital. Todos os direitos reservados.