Como criar conteúdos atraentes para seu site

Por Redação

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O conteúdo é o que chama as pessoas para o seu site. Desta forma, ela se torna uma das ferramentas mais importantes para ajudar a alcançar os objetivos de marketing da sua empresa. 

Se você quer fazer uma reformulação completa do site ou apenas deseja melhorar o site atual, é crucial ter uma estratégia de conteúdo sólida.

Uma estratégia de conteúdo orientará seus planos para o quê, onde e quando da criação de conteúdo. E dessa forma, os artigos contidos em seu site serão motivo pelo qual as pessoas vão querer visitá-lo.

Mesmo um conteúdo muito bom envelhecerá conforme o tempo passar. Portanto, é muito importante que você sempre se mantenha atualizado para que seus artigos também acompanhem as novidades.

Para saber como criar conteúdos atraentes para seu site, continue lendo as dicas abaixo:

1. Identifique sua proposta de valor exclusiva

Seu site deve responder o porquê da sua empresa, explicando como seus serviços e processos agregam valor aos seus clientes. 

De forma geral, sua proposta de valor deve abordar essas questões e deve ser única de outras empresas do setor, para que você possa se diferenciar de seus concorrentes. Utilize esta estratégia como base para moldar o conteúdo para seu site. 

Sua proposta de valor deve ser destacada em seu site e tecida em todo o seu conteúdo. Para que seu site atinja o sucesso, é imprescindível que você garanta um conteúdo relevante e direcionado para os clientes em potencial. 

2. Realize uma auditoria de conteúdo do site

Antes de criar um novo conteúdo, determine o conteúdo que você já possui e onde vê os buracos que precisam ser preenchidos. 

– Que conteúdo precisa ser reescrito? 

– Quais são as partes do conteúdo que têm um bom desempenho e podem não exigir tanto trabalho?

Documente todo o conteúdo que você possui atualmente e identifique o que pode permanecer, o que precisa ser atualizado e o que precisa seguir. Isso clareará sua mente sobre quanto conteúdo você precisará criar e por onde deverá começar. 

3. Segmente cada uma de suas personas

No processo de criação do conteúdo de um site, as empresas acabam pensando demais no que querem dizer, e esquecem de pensar no que o público deseja ler. 

Os possíveis compradores ajudam você a visualizar o tipo de pessoa que você está tentando alcançar e a entender melhor o comportamento delas. 

Ao determinar suas principais personas do comprador, você pode criar conteúdo personalizado, direcionado e relevante para seus interesses, necessidades e metas. 

Seu conteúdo deve ter como missão responder às possíveis perguntas dos clientes, bem como promover a educação a eles sobre tópicos do nicho e abordar seus pontos negativos. 

4. Inclua o conteúdo essencial

Com uma estratégia bem feita, cada parte do seu site terá uma finalidade específica e um público-alvo. 

Certifique-se de usar o conteúdo do site como uma oportunidade para educar os clientes em potencial sobre tendências e perguntas comuns do seu nicho.

Estes são alguns dos conteúdos essenciais a serem incluídos no seu site:

  • Blog com conteúdos pertinentes ao nicho;
  • Conteúdo premium (ebooks, infográficos, etc);
  • Informações sobre serviços/recursos;
  • Estudos de caso e depoimentos de clientes;
  • Portfólio;
  • Página “sobre” atraente;
  • Informações sobre a equipe (caso tenha);
  • FAQs;
  • Vídeos (podem incluir a cultura da empresa, depoimentos de clientes etc.)

5. Use a linguagem certa

Quando você começa a escrever seu conteúdo, é importante usar a mesma linguagem que seu público se comunica. Assim, evite usar jargões internos e, em vez disso, use a linguagem que seu público entenderá. 

Se seu público é voltado para um nicho técnico, você deve usar linguagem técnica em seu conteúdo. 

Mas ao mesmo tempo, você deve adotar uma linguagem mais simples, que ressoe com o seu público e demonstre sua experiência e familiaridade com o setor deles. 

Além de artigos de blog ou outro conteúdo, o conteúdo do site deve ser mais conversacional do que formal; estes materiais devem soar como uma conversa individual entre você e seu cliente.

Lembre-se de que seu conteúdo não é sobre você, mas sobre seus clientes atuais e potenciais e o que você pode fazer para ajudá-los a resolver os seus problemas.

E aí, o que achou do artigo?

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